Powered By Blogger

domingo, 12 de junho de 2011

Risoto de Pato



Essa foi a primeira vez que eu fiz pato e deu super certo. Pra variar, optei pelo risoto que ficou com um sabor delicioso e diferente por causa da mistura do pato com a sálvia. Adorei! Valeu a pena me arriscar por mares nunca dantes navegados!


Você vai precisar de:

- 2 xícaras de chá de arroz arbório
- 2 filés de peito de pato desfiados
- 1/2 cebola média picada
- 3 colheres de sopa de manteiga de boa qualidade
- ¾ de xícara de chá de vinho branco
- 5 colheres de sopa de queijo grana padano ralado
- 3 colheres de chá de sálvia desidratada
- 2 cubos de caldo de frango diluídos em 1,2 l de água
- Pimenta do reino branca e preta a gosto
- 3 punhados de cebolete picadas

E vai fazer assim:

No dia anterior ao preparo do risoto limpe o peito de pato lavando-o bem e retirando toda a gordura. Depois coloque para marinar na geladeira com um pouco de vinho branco, sal, alho amassado e pimenta do reino preta.

No dia seguinte, refogue o pato com um pouco de azeite e acrescente água. Deixe cozinhar por uns 20 min aproximadamente, ou até que esteja completamente cozido. Deixe esfriar e desfie todo o pato. Reserve.

Coloque 1 ¼ litro de água para esquentar com os cubos de caldo de frango. Depois refogue a cebola com 2 colheres de sopa de manteiga sem deixar escurecer. Após acrescente o pato desfiado, a sálvia e refogue ligeiramente. Acrescente o arroz (sem lavar) e frite por uns dois minutos. Coloque pouco sal porque o caldo de frango já tem sal. Acrescente então o vinho branco e deixe evaporar. O vinho fará com que o arroz libere o amido. Depois que o vinho tiver evaporado você vai começar a acrescentar o caldo de frango que já estará aquecido a esta altura. Coloque uma concha de caldo por vez. Só coloque mais caldo quando o arroz começar a secar. Continue nesse processo de colocar o caldo aos poucos (sem parar de mexer para não grudar no fundo da panela) até o final do preparo do risoto. O arroz irá cozinhando lentamente dessa forma. Você saberá que o risoto está quase pronto quando o arroz estiver quase ao dente e cremoso. Nesse momento você acrescentará o queijo grana padano e a manteiga que falta (1 col sopa), incorporando-os aos poucos ao risoto. O arroz deve ficar macio, mas sem ficar mole. Acerte o sal, se necessário e acrescente a pimenta do reino branca e uns 3 punhados de cebolete picada. Deve ser servido imediatamente após o preparo. Sirva com queijo grana padano ralado.
Rende 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário