Powered By Blogger

sábado, 18 de junho de 2011

Receita de Tiramissú




Essa sobremesa eu fiz no almoço do dia dos namorados e foi sucesso absoluto! Nunca tinha feito tiramissú antes e, sinceramente, estava achando que, ou ia ser muito difícil de fazer, ou não ia dar certo. Nada disso! A receita foi relativamente fácil e o resultado muito acima do esperado. Ficou delicioso! O tiramissú ficou com uma textura ótima, leve e cremoso, impossível de resistir!

Você vai precisar de:

- 700 gr de queijo mascarpone
- 3 gemas
- ¾ de xícara de açucar
- 8o ml de rum
- 1 ½ de xícara de café bem forte
- 4 claras em neve
- 1 ½ pacote de bisoito champanhe (usei o da Bauducco)
- chocolate em pó para polvilhar

E vai fazer assim:
Primeiro prepare o creme batendo as gemas com o açucar até formar um creme claro. Depois acrescente o mascarpone batendo levemente para misturar. Bata as claras em neve e incorpore ao creme sem bater. Reserve.

Em um prato raso misture o café com o rum e vá molhando um a um o biscoito champanhe e forrando uma travessa retangular (usei uma travessa de 28x18 cm, mas você pode usar uma travessa um pouco maior, é só colocar mais biscoito). Você não deve encharcar os biscoitos porque eles são muito macios e se você molhar muito eles vão se desfazer na sua mão.

Após terminar a primeira camada de biscoito, acrescente o creme formando uma camada por cima do biscoito. Como esse creme é muito delicado, você deve ter cuidado ao formar a camada na travessa. Eu fui colocando o creme aos poucos com uma colher de sopa e espalhando na travessa devagar com as costas da colher. Por cima do creme coloque uma nova camada de bisoito molhado e termine com uma nova camada de creme.

Deixe algumas horas na geladeira. Eu deixei de um dia pro outro. Mas acho que umas 5 horas já são suficientes. Antes de servir, peneire o chocolate em pó por cima.
Serve 8 porções.

2 comentários: