Powered By Blogger

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Risoto de Vinho Tinto, Linguiça e Funghi



Hoje resolvi arriscar um risoto diferente e optei pelo vinho tinto ao invés do branco.
Já tinha visto algumas receitas de risoto com vinho tinto, mas ainda não tinha experimentado fazer. Pra acompanhar escolhi ingredientes fortes que combinassem com o sabor do vinho. Ficou simplesmente SENSACIONAL!!! Por isso resolvi dividir a receita com vocês :)


Você vai precisar de:

- 1 ½ xícara de chá de arroz arbóreo
- 40 gr aproximadamente de funghi secchi
- 1 taça de vinho tinto
- 3 colheres de sopa de cebola picada
- 1 cubo de caldo de carne dissolvido em 1 ½ de água
- 2 colheres de sopa de manteiga de boa qualidade
- Pimenta do reino branca ou preta a gosto
- 2 colheres de sopa de queijo grana padano ralado
- linguiça calabresa a gosto picada (eu usei a Berna que é muito boa)


E vai fazer assim:

Lave o funghi e corte ao meio os pedaços maiores, depois coloque-os de molho por aproximadamente meia hora em uma tijela com água aquecida.
Coloque 1 ½ litro de água para esquentar com o cubo de caldo de carne (sem deixar ferver).
Depois refogue um pouco a cebola com 1 colher de sopa de manteiga, escorra o funghi (reservando a água em que ele ficou de molho), acrescente à cebola e termine de refogar.
Após, acrescente a linguiça picadinha (antes de usar eu coloco de molho na água fervente pra tirar o excesso de gordura), acrescente o arroz arbóreo e refogue por uns dois minutos. Coloque pouco sal no arroz (só uma pitada) porque o caldo de carne e a linguiça já tem sal e o grana padano que você vai colocar no final também já é salgado.
Acrescente então o vinho tinto e deixe evaporar. O vinho fará com que o arroz libere o amido. Depois que o vinho tiver evaporado você vai primeiro colocar a água em que você deixou o funghi de molho e que estava reservada e depois vá acrescentando aos poucos o caldo de carne que já estará aquecido a esta altura. Coloque uma concha de caldo por vez. Só coloque mais caldo quando o arroz começar a secar. Continue nesse processo de colocar o caldo aos poucos (sem parar de mexer para não grudar no fundo da panela) até o final do preparo do risoto. O arroz irá cozinhando lentamente dessa forma. Você saberá que o risoto está quase pronto quando o arroz estiver quase ao dente e cremoso. Nesse momento você colocará o queijo grana padano e a manteiga que falta (1 col sopa), incorporando-os aos poucos ao risoto. O arroz deve ficar macio, mas sem ficar mole. Acerte o sal, se necessário, e adicione a pimenta do reino. Deve ser servido imediatamente após o preparo. Sirva com queijo grana padano ralado.
Serve duas pessoas.

domingo, 2 de outubro de 2011

Camarão Cremoso Light




Agora nessa fase que estou de dieta o maior desafio tem sido cozinhar alguma coisa que não tenha gosto de alface com chuchu. Logo eu que adoro um azeite, creme de leite, parmezão...enfim, não tem sido fácil.

Mas uma dica muito legal da minha nutricionista, e que faz toda diferença no sabor sem fugir da dieta, é usar o requeijão zero da Danúbio como substituto do creme de leite (mas não é o requeijão light, tem que ser o zero mesmo).

Experimentei o requeijão fazendo um camarão que ficou DELICIOSO e bem leve.
Fiz assim:

Você vai precisar de:

- 600 gr de camarão limpo descascado
- 1 vidro de requeijão Danúbio zero
- 3 colheres de sopa de cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- ½ limão siciliano
- cebolinha, coentro e curry a gosto
- 1 pimenta dedo de moça sem sementes (se pra você a pimenta é muito forte substitua por Tabasco)
- sal e pimenta do reino a gosto
- 3 colheres de sopa de extrato ou molho de tomate para dar cor


E vai fazer assim:

Primeiro amasse um dente de alho e coloque com o camarão para marinar junto com o suco do limão siciliano, sal e pimenta do reino (meia hora marinando é suficiente)
Depois refoque o camarão com um pouco de azeite (pra usar menos azeite refoguei o camarão em uma wok antiaderente). Reserve o camarão.

Nessa panela em que você refogou o camarão refoque agora a cebola, com 1 dente de alho num fio e azeite. Acrescente então o camarão, cebolinha, pimenta, coentro, curry e misture tudo. Coloque o requeijão e vá mexendo até incorporar totalmente ao camarão. Acrescente um pouco de água pra não secar muito o creme. Coloque então o extrato ou molho de tomate para o creme ficar com uma cor rosada. Só isso!!! Agora é só servir com arroz branco - no meu caso teve que ser com arroz integral com linhaça, mas mesmo assim ficou muito bom :)
Serve duas pessoas.